Segunda-feira, 20 de Abril de 2009
Estoril Quiksilver Pro com cinco surfistas do World Tour

Com a vitória de Marc Lacomare no campeonato Pro Junior, no passado fim-de-semana, as atenções voltam-se agora para o Estoril Quiksilver Pro, que arranca por volta das 8 :30h. Este é o primeiro campeonato do World Qualifying Series (WQS) realizado em mar português e a primeira etapa com a graduação de 6 estrelas que tem lugar na Europa.

Estão já confirmados cinco surfistas do World Tour. Tiago Pires, Aritz Aramburu, Marlon Lipke, Tim Boal e Micky Picon juntam-se a uma lista impressionante de surfistas que vão invadir as praias da Costa do Estoril nos próximos seis dias.

O atleta da Quiksilver, Micky Picon, sempre gostou de vir a Portugal e esta passagem pelo Estoril Quiksilver Pro é só uma de muitas visitas. “Adoro Portugal e os seus habitantes, venho cá desde os 13 anos. Carcavelos lembra-me Hossegor, em França, portanto espero surfar lá. O Guincho é um pouco mais difícil de surfar”, revelou Micky Picon, depois de confirmar a presença neste campeonato.

Outro surfista da equipa Quiksilver entusiasmado com a vinda a Portugal é Aritz Aramburu. O atleta basco é visita recorrente há oito anos: “Adoro competir em Portugal, divirto-me muito a competir para o WQS. Quando vim a este campeonato há dois anos diverti-me imenso. Este ano, como é evidente, venho para ganhar!”.

A estrutura principal da prova está montada num dos lugares mais míticos para o surf nacional, Carcavelos. Esta praia é o berço deste desporto de ondas no País, já que aí começaram a surfar a maioria dos campeões nacionais e europeus que Portugal criou.

A história do surf nacional é indissociável da praia na linha do Estoril, mas Cascais e Carcavelos não estão apenas ligados ao passado da modalidade, mas também ao seu futuro. Prova disso, entre os wildcards da prova encontra-se um local da linha do Estoril, Vasco Ribeiro, que com apenas 14 anos vai ter acesso à ronda de 128 surfistas.

Vasco Ribeiro é campeão nacional sub-14 e sub-18 e é a nova estrela da Quiksilver em Portugal. O surfista da Poça, outra conhecida onda no Estoril, treina muito em Carcavelos e sabe bem como surfar aquela onda. Desconhece, para já, os adversários, mas o que importa é competir: “Gosto de surfar com quem seja bom, estar na água com os melhores torna-nos melhores, mas não tenho preferências, vou ao campeonato para ganhar um pouco de experiência e tentar passar umas baterias.” O jovem surfista não esconde, no entanto, o desejo de “fazer cada vez mais campeonatos deste género no futuro.”

Marc Lacomare é o outro atleta convidado da prova. O melhor europeu na final mundial dos juniores na Austrália e vencedor do Estoril B! Pro Junior do passado fim-de-semana está a lutar por uma melhor posição no WQS, com vista a alcançar um lugar no top 45. Nesta prova, tem uma oportunidade de ouro para angariar alguns pontos, ao começar directamente na ronda de 96 surfistas.

Outra figura de destaque presente no Estoril Quiksilver Pro é Stephen Bell, também conhecido como Belly, o Team Manager da equipa Quiksilver. Belly diz-se, sobretudo, “ansioso por ver Vasco Ribeiro em acção”, já com as cores da sua equipa. “Tenho estado atento ao Vasco nos últimos anos, em alguns eventos Pro Junior e tem mostrado um enorme talento. Depois de o ver surfar num Pro Junior em Supertubos no ano passado, em condições extremas, foi uma decisão fácil. Passei algum tempo com os pais, apercebi-me de que tinha uma boa base familiar e tomei a decisão de o acolher na nossa equipa”, conta.

Segundo António Pedro, da Alfarroba, empresa que organiza a competição, o bem-estar dos atletas, do público e dos jornalistas é essencial. Há, por isso, descreve, toda uma estrutura pensada para os receber: “Os atletas têm espaços exclusivos, para poderem descansar e preocuparem-se apenas com aquilo que para aqui vieram, surfar. Para o público temos algumas zonas com sombra, boa música e refrescos, muitos passatempos e actividades na praia, para quem não quiser só ficar na praia a ver os melhores surfistas do mundo a fazer ondas. Para os jornalistas também preparamos um espaço reservado, onde podem trabalhar à vontade, como tem acontecido nos últimos anos.”

Está tudo a postos para, a partir de amanhã bem cedo, o melhor surf do mundo tomar conta das ondas de Cascais.

Esta prova tem transmissão em directo através da Internet, com imagem, som e pontuações, em: www.quiksilverlive.com .

 

 

at Alfarroba Press Centre

 

memorizado por LaraR às 23:04
link do post | comentar | favorito
|
Eu sou...
tags

todas as tags

Tempo dividido...
Pesquisa
 
Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Memórias Recentes

Podia ser tão fácil como ...

Ousar e Vencer

Some summer memories...

Na Onda da Rita

Madeira: um sonho aqui tã...

Guaranteed

Dream as if you'll lve fo...

Madeira das massas...

Boilling Point

Terceira Etapa do Circuit...

Tempos Passados

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Julho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Fevereiro 2008

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

subscrever feeds